TERCEIRA PESSOA

TERCEIRA PESSOA – ASSOCIAÇÃO
Breve Historial e Intenções Artísticas

A Terceira Pessoa é uma estrutura fundada por Ana Gil & Nuno Leão, que desenvolve projetos artísticos, com especial enfoque nas artes performativas. A sua criação e produção é pautada por objetos que pretendem, por um lado, refletir sobre a prática teatral, numa atitude de constante experimentação e renovação e, por outro lado, envolver o espetador numa postura ativa e implicada, caminhando no sentido da sua emancipação em relação à obra de arte.

Tentando construir um projeto de aproximação da comunidade aos territórios culturais da sua zona, bem como de outros locais do seu país e de promoção de uma troca entre o património local e as linguagens contemporâneas, a Terceira Pessoa foca  a sua ação em três principais eixos:

- O primeiro eixo consiste numa formação de públicos, que assenta numa aproximação constante da comunidade local de Castelo Branco com os territórios artísticos e culturais da sua zona de residência, bem como  de outros locais. O fato de trabalharmos com grupos específicos da comunidade possibilita o envolvimento destes com a comunidade social, cultural e familiar. O projeto orienta-se no sentido de reforçar a identidade cultural das populações através da aproximação à comunidade artística e criar dinâmicas culturais locais.
- O segundo eixo foca-se essencialmente em aproximar os públicos às linguagens artísticas contemporâneas.  Todas as propostas promovidas pela “Terceira Pessoa” assentam em trabalhar as artes no sentido de desenvolver uma linguagem contemporânea, desenvolvendo no indivíduo um sentido crítico e ativo em relação à realidade envolvente.
- O terceiro eixo de ação completa os dois anteriores e foca-se na: produção de objetos com assinatura da companhia e difusão de Portugal como lugar central de produção artística e de projetos comunitários a nível internacional.

É neste sentido que, em 2012, começam a desenvolver trabalho na zona da Beira Baixa, desenhando um projeto de aproximação da comunidade aos territórios culturais da sua zona, bem como de outros locais do seu país e de promoção de uma troca entre o património local e as linguagens contemporâneas.

Desenvolveram em 2012 o projeto “Kurt Cobain”, o qual propôs a experimentação de um processo criativo e artístico com jovens dos 13 aos 18 anos da zona de Castelo Branco. Pretendeu-se promover junto destes jovens o contato com práticas de experimentação e criação contemporâneas, em que o teatro é proposto como linguagem que cruza várias disciplinas artísticas.
Criam assim o espetáculo “Kurt Cobain – there’s no end in us” (em parceria com o município de Castelo Branco) e o documentário sobre o processo criativo “Kurt Cobain – Work in Progress” (em parceria com a STAR Produções). As produções encontram-se atualmente em digressão, tendo já passado pelo Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco, a Moagem – Cidade do Engenho e das Artes no Fundão e o Festival Satyrianas em São Paulo (Brasil), iniciando com o último a sua digressão internacional.

A Terceira Pessoa – Associação tem como objetivo primeiro, tal como o próprio nome indica, trabalhar sempre em conjunto com mais alguém, com um grupo específico, com outra associação, com o público (para o qual criamos os nossos objetos e com quem queremos partilhar experiências). Queremos aproximar sempre cada indivíduo que se cruze connosco ao nosso projeto, para que que este se torne também “dele” ou “deles”.

Sem comentários:

Enviar um comentário